segunda-feira, 17 de abril de 2017

MODELO ESCOLHIDO


Prezados Leitores, 

Hoje em reunião com a equipe, definimos qual o modelo de ponte treliçada que fabricaríamos o protótipo. O modelo escolhido foi a Treliça Warren(figura 3), a justificativa da escolha é por ela ser mais comum em pequenos vãos, pois não há necessidade de utilizar elementos verticais para sustentar a estrutura, além de sua fácil compreensão obtendo resultados satisfatórios, porém os membros que sofrem compressão, ou seja que estão sujeitos a flambagem, deverá ser aplicado um fator de segurança a fim de evitar maior possibilidade de falha.

Geralmente os sistemas mecânicos e as estruturas  quando estão submetidos a carregamentos(forças), podem falhar de diversas formas, isso vai depender do tipo de material que está sendo utilizado, o tipo de estrutura ou condições de apoios, etc. Logo elementos compridos estão sujeitos a força axial de compressão, em sua deflexão lateral sofrem a flambagem(figura 4).


Figura 3. Modelo escolhido, Treliça Warren.


Figura 4. Flambagem em um material.


Em breve postaremos o memorial dos cálculos feito sobre cada membro, distiguindo assim os membros de compressão e tração.


ENTENDENDO AS REAÇÕES

Prezados Leitores,


Consideramos três principios básicos visto na física para entendermos melhor as reações do sistema:


  • Equílibrio Estático de um ponto material;
  • Momento de uma força; 
  • Primeira Lei de Newton;


Segundo a primeira lei de Newton, um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante das forças que atuam sobre ele forem nula. Portanto este corpo se encontra em equilíbrio, mas especificamente um equilíbrio estático (HIBBLER,2011). Essa condição é expressa matematicamente pela equação abaixo:


∑F=0

Onde o ∑F é o vetor soma de todas as forças atuantes nos sistema. 

Por exemplo, no ponto P da figura abaixo, existem três forças atuantes neste sistema, F1,F2,F3, cujo seu ∑F=0, logo este ponto encontra-se em repouso. 



Figura 5. Forças atuantes em um ponto P

Considerando que as forças atuantes no sistema são coplanares, transforma-se a equação vetorial em duas equações escalares, projetando sua força sobre os eixos cartesianos X e Y. A projeção será positiva se o seu sentido coincidir com o sentido do eixo, e será negativa se seu sentido for contrário ao sentido do eixo. A projeção será igual a zero quando a força tiver direção perpendicular ao do eixo (CAVALCANTI,2010).