Prezados Leitores,
Hoje em reunião com a equipe, definimos qual o modelo de ponte treliçada que fabricaríamos o protótipo. O modelo escolhido foi a Treliça Warren(figura 3), a justificativa da escolha é por ela ser mais comum em pequenos vãos, pois não há necessidade de utilizar elementos verticais para sustentar a estrutura, além de sua fácil compreensão obtendo resultados satisfatórios, porém os membros que sofrem compressão, ou seja que estão sujeitos a flambagem, deverá ser aplicado um fator de segurança a fim de evitar maior possibilidade de falha.
Geralmente os sistemas mecânicos e as estruturas quando estão submetidos a carregamentos(forças), podem falhar de diversas formas, isso vai depender do tipo de material que está sendo utilizado, o tipo de estrutura ou condições de apoios, etc. Logo elementos compridos estão sujeitos a força axial de compressão, em sua deflexão lateral sofrem a flambagem(figura 4).
Figura 3. Modelo escolhido, Treliça Warren.
Figura 4. Flambagem em um material.
Em breve postaremos o memorial dos cálculos feito sobre cada membro, distiguindo assim os membros de compressão e tração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário